26 de ago de 2009

O que é Fonoaudiologia Escolar?

Qual é a função do fonoaudiólogo na escola?

De acordo com a Lei 6965, de 09/12/1981, que regulamenta a profissão, é de competência do fonoaudiólogo que trabalha em escolas desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação oral e escrita, voz e audição e também participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.
A atuação do fonoaudiólogo que trabalha em escolas difere do profissional que atua em clínica e hospitais. Na escola, o fonoaudiólogo atua de forma preventiva, enquanto que em clínicas e em hospitais essa atuação é terapêutica. Não compete ao fonoaudiólogo que trabalha em escolas realizar terapia fonoaudiológica.
O trabalho da Fonoaudiologia Escolar é de orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, tendo como população-alvo alunos, pais e professores.
Com os alunos, o trabalho fonoaudiológico tem os seguintes objetivos:

1. Otimizar o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita.
2. Promover estratégias de prevenção, preservação e controle de abusos e riscos para a voz e a audição.
3. Estimular a eliminação de hábitos inadequados relacionados às alterações fonoaudiológicas.
4. Detectar precocemente alterações fonoaudiológicas relacionadas à audição, voz, motricidade orofacial e linguagem oral e escrita.
5. Encaminhar para profissionais, quando necessário e acompanhar os tratamentos externos à escola.
A atuação com professores visa:
1. Orientar quanto aos cuidados com a voz.
2. Ensinar estratégias vocais para conservação e maximização da voz, durante o uso profissional.
3. Promover informações quanto às alterações fonoaudiológicas, como desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita, e como estes podem ser otimizados em sala de aula.
4. Capacitar o profissional para detecção de possíveis alterações fonoaudiológicas que seus alunos venham a apresentar.
5. Encaminhar o professor que apresentar alterações vocais para profissionais especializados, acompanhando o tratamento.
No trabalho com os pais, o fonoaudiólogo realiza orientações sobre:
1. O desenvolvimento normal da criança e as alterações fonoaudiológicas comuns na infância.
2. A importância do estímulo familiar para otimização do desenvolvimento da criança.
3. O possível problema do filho e explicação de encaminhamentos necessários.

14 comentários:

  1. Boa Noite Rundahyra!
    Gostaria que se possível você me orientar quanto a orientação feita aos professores para promover informações quanto as alterãções fonoaudiologicas e como capacitar o profissional para detectar as possiveis alterações que seus alunos venham a apresentar. Desde ja agradeço-lhe pela atenção dispensada, fico aguardadndo retorno, meu e-mail é: luanacbretas@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Aline disse...
    Gostei muito! Me ajudou em meu relatório.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Exma.,colega de trabalho pelos escritos e criatividade. Sou Diógenes (fonoaudiólogo)- Fortaleza-Ce. Caso queira trocar idéias, estou a disposição. I-mail:fcdiogenes55fono@hotmail.com. Cel.: 86623545. Abç.

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog.

    Sou fga, trabalho na área educacional tbm.

    ResponderExcluir
  5. Olá,faz tempo que venho buscando informações sobre fonoaudiologia escolar( seu blog é ótimo),a fono a quem procuro esclarecer essa dúvida de nada me adianta e sempre que um aluno é encaminhado a ela a mesma diz de imeidato que não é fono clínica(pelo que venho lendo há inúmeras atividades que podem ser realizadas no âmbito da escola). O que verdadeiramente uma fono escolar faz? marciabmaia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!! Gostaria também de ter informações sobre a fono escolar, e qual seria esse blog para entrar. Por que minhas dúvidas tb são frequentes. Agradeço rosymaga@yahoo.om.br ou rosy.maga@hotmail.com

      Excluir
  6. Boa Noite Rundahyra!
    Assim como a Luana que escreveu acima gostaria de saber quanto a orientação feita aos professores para promover informações quanto as alterãções fonoaudiologicas e como capacitar o profissional para detectar as possiveis alterações que seus alunos venham a apresentar. Desde ja agradeço-lhe pela atenção dispensada, fico aguardadndo retorno, meu e-mail é: saniele.fono@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, NUNCA TINHA PARADO PARA PENSAR NA IMPORTÂNCIA DESTA PROFISSÃO ATÉ MEU PAI APÓS UM AVC PERDER A CAPACIDADE DE DEGLUTIR...MAS SEI QUE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO ESSES PROFISSIONAIS. SE FOSSE PARA DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA PARA O MUNDO, O QUE VC DIRIA? ATÉ MESMO NUMA FORMA DE CONSCIENTIZAR QUEM NUNCA DEU A DEVIDA IMPORTÂNCIA PARA A PROFISSÃO POR FALTA DE CONHECIMENTO?
    MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
    SIMONE MORITO
    simone@abcestasbasicas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que se possível você uma orientação feita aos professores para promover informações quanto as alterãções fonoaudiologicas detectadas nos alunos e como capacitar o profissional para detectar as possiveis alterações que seus alunos venham a apresentar. e-mail é alinecarmen1509@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom,é a profissão que futuramente pretender exercer! (:

    ResponderExcluir
  10. Muito legal..esse seu blog..tb atuo em escolas aqui no ES..se vc tiver materiais que possam me ajudatr no desenvolvimento de projetos dentro das escolas ficarei mto grata .. renattaseven@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Rudy é a bia...
    Estava procurando materiais sobre fono educacional para acrescentar em minha palestra aqui na escola ( APAE De Palmeira) e achei seu blog, que por sinal é muito bom.
    Fico muito feliz de ver o quanto você está bem... você merece tudo tudo de bom que Deus lhe ilumine e abençoe sempre....Bjãoooo Biaaa
    obs: caso queira se comunicar passo meu email pra vc biafonoaudiologia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é Jeise e sou Fonoaudióloga de Manaus. Gosto muito da área educacional, porém o conhecimento por parte dos gestores educacionais é muito pouca. Então gostaria de saber como monto o projeto para enviar a estes gestores e escolas, para informar a importância de se ter um Fonoaudiólogo no âmbito escolar. Desde já eu te agradeço. Meu e-mail é: fonojeisemoreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, gostei muito do seu Blog, PARABÉNS! Gostaria muito de material na área de educacional, pois estou ingressando no ambiente escolar e preciso de ideias, informações de como posso melhor servir e atuar.
    meu e-mail é florapaiva@hotmail.com
    Cordialmente,
    Flora

    ResponderExcluir

O que achou?